ÁREA DO CLIENTE
<strong>Mulheres no mercado automotivo: 5 lideranças femininas no setor</strong> 

Mulheres no mercado automotivo: 5 lideranças femininas no setor 

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher que está chegando, no post de hoje trouxemos 5 lideranças femininas no setor automotivo. 

Tratar temas como esse é muito importante para enaltecer as lutas e conquistas das mulheres, principalmente em um mercado que é dominado por homens.

A disparidade de gênero sempre existiu e há, ainda, um longo caminho a ser percorrido na busca por mais igualdade. Mesmo que os números sejam baixos e desequilibrados, é necessário enfatizar e reconhecer tudo o que o público feminino já alcançou até aqui. Saber que existem mulheres influentes neste meio é uma forma de mostrar que existe, sim, espaço para elas, onde elas quiserem. 

Por isso, convidamos você a dar continuidade a este conteúdo. Vamos lá? 

Mulheres no mercado automotivo: 5 nomes influentes!

Segundo uma pesquisa realizada pela Data OLX Autos, a participação das mulheres no mercado automotivo, de 2011 a 2021, passou de 16,8% para 19,4%. Desses números, quase 20% trabalham em montadoras e cerca de 23% no comércio de automóveis. Nos cargos de gestão, o percentual é mais baixo, somente 7% ocupam essas cadeiras. 

A seguir, conheça 5 mulheres que atuam em posições de liderança no segmento. 

1. Maru Escobedo – BMW

Primeira mulher a se tornar presidente e CEO do BMW Group Brasil, Maru tem mais de 20 anos de experiência internacional no mercado de marcas premium. 

A executiva ocupou essa posição em 2023, mas, antes disso, era líder da marca no México. Escobedo faz parte da montadora desde 1998 e já trabalhou na Alemanha, onde gerenciava diferentes atividades na área de vendas para a BMW e MINI na Europa. 

2. Priscilla Cortezze – Volkswagen 

Priscilla é uma jornalista especializada na indústria automotiva, e chegou na Volkswagen em 2018 como diretora de assuntos corporativos e relações com a imprensa.

É a primeira brasileira a assumir uma função de liderança — em nível mundial — na comunicação corporativa da montadora. Antes disso, também foi diretora de comunicação e sustentabilidade do grupo no Brasil. 

3. Ana Theresa Borsari – Stellantis 

Desde 2021, Borsari é líder global de experiência digital e do cliente na Stellatins. No entanto, sua carreira no segmento começou em 1995, quando ocupou o posto de diretora de atendimento ao consumidor da Peugeot no país e depois de diretora de marketing e coordenadora comercial da marca na França. 

Outro fato importante é que foi Ana Theresa que, em 2015, deu início ao plano de reestruturação comercial da montadora. 

Em seu currículo, a executiva carrega cargos de direção não só da Peugeot, mas da Citroën e DS para o Brasil. 

4. Gleide Souza – BMW e Anfavea 

Além de ser diretora de relações governamentais da BMW e uma das negociadoras para levar a marca para Araquari (SC), Gleide Souza é vice-presidente da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), onde participa do planejamento de estratégias para o setor e se mantém em diálogos com o governo.

5. Ana Cristina Santos – DAF Caminhões 

Ana Cristina Santos possui um currículo acadêmico de peso e já soma 25 anos de experiência no meio automotivo. Ao longo de sua trajetória, passou por empresas renomadas, como Bosch, Wabco e Valeo. 

Atualmente, é diretora de compras da DAF Caminhões, conduzindo o planejamento, gestão e controle de processos da marca.

Esses são apenas alguns dos nomes de mulheres no mercado automotivo que estão em funções de liderança. Esperamos que você tenha gostado desta matéria. Até a próxima!

POSTS RELACIONADOS