imagem de um carro

Radar Securitário

Por que devo usar?

A consulta Radar Securitário recebe informações de bancos de dados que normalmente não são acessíveis ao mercado, os das seguradoras. Através da união de nossos analistas, banco de dados da AutoList e esses dados das seguradoras, é possível obter informações que podem vir a depreciar ou causar problemas aos futuros donos dos veículos. Um grande exemplo são situações de repasse direto, o qual se trata de uma prática em que uma seguradora repassa diretamente o veículo para o mercado, sem mesmo passar por um leilão.

Entre em contato

Exemplo de consulta Radar Securitário

A consulta Radar Securitário busca, nos bancos de dados dos fornecedores da Autolist e das próprias seguradoras, quaisquer restrições que impeçam a realização do seguro de um veículo. Dessa forma, sua resposta é composta por: aceitação securitária, preço médio do seguro, aceitação FIPE em porcentagem e a relação das seguradoras consultadas, bem como observações de nossos analistas que auxiliam na tomada de decisão.

A consulta é construída com base na seguinte estrutura:
  • Perfil do Condutor: São os dados que foram considerados para elaboração da consulta, buscando sempre que eles não interfiram no resultado da resposta.
  • Dados do Veículo: São os dados do veículo consultado, trazendo marca, ano de fabricação /modelo, modelo, código FIPE, placa e chassi.
  • Seguradoras Consultadas: Traz as seguradoras que foram consultadas para a elaboração da resposta, detalhe é que contém as maiores seguradoras do País em valores e participação de mercado.
  • Aceite Securitário: Apresenta a aceitação do veículo pelas seguradoras, podendo apresentar quatro resultados, mostrados na imagem a seguir:

Cada cenário tem sua explicação, sendo elas:

Cenários de aceitação securitária

Aceitável sem restrição (em verde): Indica um veículo possivelmente sem avarias e com boa aceitação perante as seguradoras.

Aceitável com restrições (em amarelo): Indica que esse veículo possui restrição em alguma(s) seguradora(s). O recomendável nesse caso é cautela, pois qualquer restrição apontada na consulta Radar Securitário para o veículo é sinal de que algo foi encontrado e pode ser prejudicial. Sempre lembrando de dar atenção especial às observações.

Aceitável mediante inspeção (em laranja): Indica que a(s) seguradora(s) antes de aprovar o seguro, requer(em) fazer uma vistoria especial (por seus peritos ou peritos terceirizados) normalmente paga pelo cliente. Esse apontamento da seguradora indica que o veículo está inserido em uma lista de registro de sinistro ou passagem em leilão. Aqui recomendamos a depreciação ou recusa do veículo.

Recusável (em vermelho): Indica que as seguradoras não desejam segurar esse veículo. Existem vários motivos para esta resposta ser apontada, ou seja, não necessariamente um veículo que volta com cenário de recusável possui avarias ou passagem por leilão, sendo importante ler as observações.

  • Preço Médio do Seguro: Apresenta o preço que as seguradoras estão cobrando no seguro do veículo consultado.
  • Porcentagem de Aceitação em Relação a FIPE: Apresenta a porcentagem da FIPE indenizável que a maioria das seguradoras estão dispostas a segurar, enfatizando que se trata de uma média, ou seja, nem todas as seguradoras podem ter apresentado esse número.
  • Observações: Apresenta as observações destacadas pelo analista para aquela consulta, muitas vezes explica o motivo de um aceite securitário como por exemplo carros que não possuem avarias ou leilões, porém o aceite vem como recusável, nas observações será descrito o motivo. Neste campo, também serão apresentadas as variações negativas para o caso de uma seguradora em especifico recusar o veículo ou diminuir a FIPE indenizável.

Gostou da consulta Radar Securitário?

Preencha o formulário abaixo e fale com nossos especialistas!

Mantenha-se informado

Acesse nosso BLOG

Pagina blog da autolist